Associados da ADEPES participam de seminário sobre litígios climáticos em Brasília e reforçam campanha da ANADEP

02/10/2025

Associados da ADEPES participam de seminário sobre litígios climáticos em Brasília e reforçam campanha da ANADEP

O encontro, que acontecerá em Brasília no dia 13 de outubro de 2025, é organizado pelo Laboratório de Pesquisas em Política Ambiental e Justiça (LAPAJ/UFES), pela Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC) e pelo INCT Qualigov, com o apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (ADEPES). O evento dialoga com a Campanha Nacional da ANADEP 2025: “Justiça Climática é Justiça Social – Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”.

A ADEPES indicou seus associados para participar deste importante espaço de reflexão e construção coletiva sobre a agenda climática. Os defensores públicos Samantha Negris de Souza, integrante da Comissão de Justiça Ambiental e Climática da ANADEP, e Márcio Medeiros de Miranda, membro do Núcleo de Atuação em Desastres e Grandes Empreendimentos (NUDEGE/DPES), irão compor a mesa de debates dedicada à atuação da Defensoria Pública em litígios relacionados às mudanças climáticas.

O evento reunirá pesquisadores, lideranças de projetos de dados, integrantes da sociedade civil organizada e representantes de instituições públicas para discutir a produção e uso de bases empíricas sobre litígios climáticos. Entre os objetivos estão o aprimoramento metodológico dessas bases, a definição de conceitos e critérios de análise, além da formulação de estratégias de difusão que possam contribuir tanto para a gestão pública quanto para a atuação dos operadores do direito.

A mesa com a participação dos defensores associados ocorrerá no período da tarde e contará ainda com a presença da defensora pública Andreia Barreto (DPPA) e da defensora pública Thalita Verônica Gonçalves e Silva (DPSP), coordenadora da mesma comissão nacional.

Além disso, o seminário marcará o lançamento da Cartilha sobre Justiça Climática, elaborada com o apoio da ANADEP e da ADEPES.

A programação prevê também mesas de debates com especialistas da academia e da sociedade civil, o lançamento do Guia para atuação jurídica pela integridade da informação climática e a apresentação do Painel de Ações Judiciais em tema Climático.