O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, realizou, na última terça-feira (8), uma visita institucional à Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, em celebração ao Dia da Justiça. A agenda contou com a presença do presidente da ADEPES, Paulo Coelho, que também representou a ANADEP na ocasião. A Defensoria Pública-Geral esteve representada pelo Subdefensor Público-Geral, Dr. Saulo Alvim Couto.
O encontro destacou a relevante atuação do ministro na implementação das audiências de custódia em todo o país — política pública fundamental para o sistema de justiça brasileiro. O Espírito Santo foi o segundo estado da federação a instituir a prática, que completará dez anos em 2025.
Durante a visita, o presidente da ADEPES, Paulo Coelho, entregou ao ministro uma homenagem institucional, em reconhecimento à sua significativa contribuição para o aprimoramento da justiça criminal e para a promoção da dignidade da pessoa humana.
A iniciativa reforça o compromisso histórico do ministro com políticas que fortalecem o acesso à justiça e ampliam a proteção de direitos fundamentais.
Outro ponto central do diálogo foi o investimento do Ministério da Justiça no fortalecimento das Defensorias Públicas, por meio do projeto “Defensoria em Todos os Cantos”, que busca ampliar a capilaridade da instituição em todo o território nacional.
Segundo a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, a iniciativa representa um avanço estratégico:
“É um dos principais braços do Poder Executivo que vai auxiliar em diversas frentes para a ampliação e fortalecimento da nossa Instituição. O próprio nome da iniciativa vai ao encontro do nosso principal objetivo de contar com a presença da Defensoria Pública em todas as comarcas brasileiras.”
Ao final do encontro, a ADEPES e a ANADEP reiteraram a importância do diálogo com o Ministério da Justiça e manifestaram total disposição para colaborar em pautas voltadas ao fortalecimento da Defensoria Pública e à ampliação do acesso à justiça no país.
Fonte: ANADEP e ADEPES.